terça-feira, 16 de junho de 2009

Paisagens Neuronais


O Instituto Cervantes de Brasília apresenta durante os meses de maio e junho a mostra "Paisagens Neuronais", com palestras e fotografias e desenhos que ilustram a evolução do conhecimento do sistema nervoso, desde o início do século 20 até hoje. Essa mostra já foi apresentada em diversas cidades com São Paulo, Barcelona e Nova York. A comemoração celebra uma homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Medicina do espanhol Santiago Ramón y Cajal (1852-1934), recebido em 1906. Os estudos de Ramón y Cajal incitaram sobre a estrutura fina do sistema nervoso central. Cajal usou uma técnica de coloração histológica desenvolvida por Camillo Golgi (que dividiu esse prêmio com o colega), que conseguiu escurecer algumas células cerebrais tratando o tecido do cérebro com uma solução de cromato de prata, permitindo que detalhes da estrutura dos neurônios fossem individualizados e assim Cajal sugeriu que os neurônios, em vez de formarem uma teia contínua, se comunicavam entre si por meio de ligações especializadas chamadas sinapses. Além dos trabalhos artísticos de Cajal,há também trabalhos de Camillo Golgi e outras imagens obtidas de neurocientistas de Universidades de todo o mundo apresentando de diversos tipos de técnicas e textos de escritores espanhóis, filósofos como Jorge Wagensberg, Henry Makram e Javier de Felipe e dos próprios pintores acompanham as imagens, criando um tom poético na apresentação e pode ser vislumbrado no prédio do Instituto Cervantes, na 907 sul, de 20 de maio a 4 de julho. Ainda mais, toda quarta feira pode-se assistir a palestras sobre temas de interesse no assunto como :
20/05, 19h Neurociência e Arte na Pré-História, em Leonardo da Vinci e na Tecnologia DigitalCom o professor PhD Norberto Garcia-Cairasco (Universidade de São Paulo- Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto)
17/06, 19hNeurogênese no cérebro adulto: a derrubada de um mitoCom o professor Rodrigo Neves Romcy-Pereira (Universidade de São Paulo- Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto)24/06, 19hArte e Ciência – Representações do Corpo na HistóriaCom o professor Sérgio Rizzo Dutra (Universidade de Brasília- Instituto de Artes)
01/07, 19hIlusões visuais: limitação ou adequação?Com o professor Valdir Figueiras Pessoa (Universidade de Brasília – Instituto de Ciências Biológicas)
ATIVIDADES INFANTIS De 23/05 a 04/07
Todos os sábados, das 10h às 12h 20/06Oficina: Atenção, Neurônios na bicicleta !
27/06Oficina: O esquecimento do neurônio lembrador.
04/06Oficina: Somos feitos de células

“Assim, a apresentação explicita esses temas e as visitas guiadas explicam as imagens obtidas com as melhores técnicas da neurociência, com seleção de formas e com efeitos que sugerem aos espectadores aspectos do sistema nervoso sob a óptica cientifica e artística.”
Mais informações: http://brasilia.cervantes.es/FichasCultura/Ficha52774_04_1.htm
Nós do blog de neurotransmissores tentaremos manter os leitores informados sobre as futuras palestras da exposição, se possível, postando trechos delas.
Postado por Lais Mitsue e Rachel Soares

5 comentários:

  1. o sal verdadeiro não nao seria possível comercializa-lo em pacotes e deixados em prateleira, porque estouraria o seu gaz está no sal completo e este que se encontra na prateleira nada tem e pra nada serve a não ser para criar doenças e morte precoce das moleculas do orgânismo humano.

    ResponderExcluir
  2. este gaz é importante estar no sal para a memoria para os ossos para os nervo, tendões, músculos de modo geral o envelhecimento e morte precoce dos axônios neurais em consonância com sinapse, ligamento a pituítaria e seus hormônios e3 uma vida feliz do ser humano!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o cloreto de magnézio de 500 mg me tirou da morte precoce, e de sofrimento de 5 anos, sem conseguir dormir a toxina estava me matando. Cinco (5) anos sofrendo ao tomar as duas da tarde dormi bem que acordei no relogio biologico, foi fantastico e acredito que isto deveria de ter mais pesquisas e estar ao alcance da população a verdade, dr luis Moura foi o verdadeiro canal onde escutei sua palestra em vídeo e estou viva e feliz.

    ResponderExcluir
  4. gostaria que as pessoas parassem de sofrer, e acreditassem que o cloreto de magnezio de500 mg em cápsula da casa natural é o mineral extraído do sal e é no sal que deveria estar este é seu lugar, mas devido ao comercio ter de te-lo embalado ai nao seria possível??? será? mas se acaso é para sairmos da dor que nos mata a cada instante por nao estar no seu devido lugar, eu pergunto quem está errado???

    ResponderExcluir
  5. sem o sal completo, ocorre o que usam de nome adrenoleucodistrofia disfarçadamente, isso causa a despolarisação de canais de sódio causando uma condução (impulso) de dor .

    ResponderExcluir