terça-feira, 16 de junho de 2009

Acetilcolina - Síntese, Degradação e Ações


Síntese
A acetilcolina é uma amina produzida no citoplasma das terminações nervosas. Sua precursora é uma vitamina pertencente ao complexo B, a colina é obtida a partir da alimentação ou da prórpia degradação da acetilcolina por uma enzima específica (acetilcolinesterase), sendo então sequestrada para o interior do neurônio a partir do líquido extracelular.
A colina participará de uma reação de acetilação com Acetil-CoA, por ação da enzima colina acetiltransferase. As terminações nervosas, onde se processam essas sínteses, são ricas em mitocôndrias que disponibilizam o Acetil-CoA necessário para a reação.
Como etapa final da síntese, ocorre a captação da acetilcolina pelas vesículas sinápticas, cujo transportador conta com o gradiente de prótons para dirigir essa coleta.

Colina-acetil-transferase (ChAT)
Acetil CoA + Colina ----------------------------------------> Acetilcolina

Degradação
Para que exerça sua função corretamente, a acetilcolina, bem como os demais neurotransmissores, deve ser removida ou inativada de acordo com as demandas de tempo para cada resposta sináptica específica pretendida. Portanto, atua nesse processo a enzima acetilcolinesterase, que catalisa a hidrólise da acetilcolina, liberando colina no líquido extracelular, que pode ser reaproveitada para os processos se síntese neuronais.
Dessa forma, essa enzima é capaz de modular a intensidade da resposta sináptica, por exemplo, sabe-se, através de métodos biofísicos, que o tempo necessário para a hidrólise da acetilcolina na junção neuromuscular é inferior a 1 milissegundo, uma vez que a remoção imediata é necessária para evitar a difusão lateral e a ativação sequencial dos receptores envolvidos.

Receptores e Ações
Os receptores para a acetilcolina se dividem em duas classes principais: nicotínicos (que ainda se subdividem em neuronais e musculares) e muscarínicos (que apresenta cinco subtipos).
Os receptores nicotínicos musculares são encontrados nas junções neuromusculares. São receptores ionotrópicos e, portanto, a acetilcolina agirá de forma direta, promovendo a abertura de canais iônicos e uma resposta rápida que ocasiona a contração muscular.
Os receptores muscarínicos, por sua vez, são do tipo metabotrópico (ativadores de proteína G e da produção de um segundo mensageiro), e a acetilcolina pode atuar como neurotransmissor inibitório ou excitatório, conforme a região de recepção. Os receptores muscarínicos encontrados no Sistema Nervoso Central e em músculos controlados pela divisão parassimpática do Sistema Nervoso Autônomo promoverão ação indireta da acetilcolina, excitatória, que culmina com potenciais de ação para a contração dos músculos lisos inervados. Aqueles encontrados em regiões determinadas do Sistema Nervoso Central e no coração, promoverão uma ação indireta da acetilcolina para a inibição da célula pós-sináptica, causando hiperpolarização e consequente efeito de diminuição da frequência cardíaca.
Referências:
virtual.unipar.br/courses/FISIOHUMANA/document/MATERIAL_DE_NEURO/NEURO-02.pdf?cidReq=FISIOHUMANA -
Goodman, L. S. & Gilman, A. As bases farmacológicas da terapêutica. 9a edição, 1996.
Postado por Cecília Ramos Fideles.

38 comentários:

  1. O que acontece com a acetilcolina na sinapse excitatória?

    ResponderExcluir
  2. ela se ligará aos receptores colinérgicos nicotínicos permitindo a passagem de sódio. com isso depolarizará a célula provocando um potencial de ação

    ResponderExcluir
  3. pq a própria Ach não é comercializada nem usada terapeuticamete????

    ResponderExcluir
  4. porque ela é muito fácil de ser hidrolisada e seu efeito dura pouco no organismo então fizeram fármacos análogos a acetilcolina acrescentando um N que dificulta a hidrólise e tem o mesmo efeito da acetilcolina porém seu efeito dura mais

    ResponderExcluir
  5. como as mitocondrias disponibilizam exatamente Acetil-coA ? Obg

    ResponderExcluir
  6. Como a Ach reagira com o uso de haxametonio?

    ResponderExcluir
  7. Adorei o blog de vcs!!!!!!!!!!!Estão de PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  8. Minha filha tem 7 anos e num exame oftalmologico, o medico pediu um exame de sangue - acetilcolina - que já está pronto (diga-se por passagem, é um exame bem caro), e agora tenho que mostrá-lo ao neurologista. Minha pergunta é: qual a ligação desse exame a visão? o que pode afetar? está ligado a aprendizagem? me respondam por favor, e em uma linguagem para leigos. obrigada. Maria Angelica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Angelica, provavelmente o exame tem ligação com a pressão intraocular, vez que a acetilcolina tem como função, dentre outras, regular a pressão (contração) neuromuscular e, indiretamente, a pressão sanguínea por valvuconstrição. Assim, o exame deve ter mostrado algum dado referente à pressão intraocular, que é um dos diagnósticos por exclusão para glaucoma.

      Excluir
  9. Quais são os possíveis destinos da Ach apos sua Biossíntese?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Acetilcolina será degradada por hidrólise em colina, que poderá ser recaptada e novamente transformada em sua forma acética (para permanecer sobre a barreira hemato-encefálica) e exercer novamente seu destino natural.

      Excluir
  10. Onde estao localizados os receptores muscarinicos?

    ResponderExcluir
  11. Acetilcolina , esta ligada a contrações da face involuntárias? Pode ser excesso devido ansiedade?

    ResponderExcluir
  12. Quais as consequências do aumento de acetilcolina, causado pelo desequilíbrio com a dopamina no Parkinson??

    ResponderExcluir
  13. Por que a Ach aumenta a pressão sistólica?

    ResponderExcluir
  14. Blog excelente, gostei muito. Adorei principalmente as referências. Poderiam também explicar o mecanismo da acetilcolina nos receptores muscarinicos, incluindo a adenilciclase, a PKA e a abertura de canais de potássio hiperpolarizando a célula. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. clinicamente. Temos a chamada sindrome vaso vagal, na qual sempre nos detemos sobre sinais cardiovasculares. Podem ocorrem outros efeitos da Ach, nos outros sistemas, como aumento do transito intestinal, predisposição ao broncoespasmo, secreção naso faringea, alem de outros sintomas do SNC de dificil identificação numa consulta. Sabem dizer se existe esta sindrome mais ampla que a vaso-vagal? Se existe, a gente poderia entender que ele poderia ser devida a uma produção aumentada da Ach, ou de uma diminuição na sua degradação? Este modelo clinico pode existir ou eu estaria confundindo algum conceito?

    ResponderExcluir
  16. Qual a função da acetilcolina na junção neuro muscular ?

    ResponderExcluir
  17. a acetilcolina é formada por..............................

    ResponderExcluir
  18. as anfetaminas são proibidas em grande parte dos E.U.A, por quê..

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, eu fui diagnosticado com Síndrome Lambert - Eaton que causa a diminuição da acetilcolina na fenda sinaptica, o que eu posso tomar para aumentar a passagem de acetilcolina na fenda. Essa doença tem cura. Obrigado!

    ResponderExcluir
  20. explique como acontece a etapa de ligacao de acetilcolina os seus receptores

    ResponderExcluir
  21. explique como acontece a etapa de ligacao de acetilcolina os seus receptores

    ResponderExcluir
  22. Contracao muscular x acetilcolina. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exesso de aceticolina causa desiquilibrio de sodio e potassio, sendo que a contração muscular funciona como " obtenção de potassio, liberação de sodio. Obtenção de sodio, liberação de potassio" e a falta de um causa caimbra.

      Excluir
  23. Quais as enzimas envolvidas na degradação das catecolaminas e da acetilcolina.?

    ResponderExcluir
  24. Sou portador de miastenia grave,que é causada pela alterações dos recepitores da acetilcolina. Minha pergunta:existe algum estudo voltado para a (correçao) desses receptores.

    ResponderExcluir
  25. Ola tbm tenho miastenia grave e toda minha familia preciso tanto de ajuda, tenho 33anos e tenho tanta indignacao de nao saber o que é de fato minha doenca e se existe algo q possa pelo menos diminuir os ataques de fraqueza em todo meu corpo me ajudem

    ResponderExcluir
  26. Ola tbm tenho miastenia grave e toda minha familia preciso tanto de ajuda, tenho 33anos e tenho tanta indignacao de nao saber o que é de fato minha doenca e se existe algo q possa pelo menos diminuir os ataques de fraqueza em todo meu corpo me ajudem

    ResponderExcluir
  27. parabéns pelo blogue!! Ajudou a tirar muitas duvidas.

    ResponderExcluir
  28. acetilcolina promove o aumento da irrigação na derme?

    ResponderExcluir
  29. acetilcolina promove o aumento da irrigação na derme?

    ResponderExcluir
  30. a verdade que toda a população esta doente, deficiente destes minerais -----------------mas quem faz este trabalho é os ossos, estes fazem com que enxuguem como esponja tudo de bom ai vai fazendo seu trajeto dos ossos para os furames, tendoes , nervos, músculos e este cuidado natural fazendo um trabalho de um todo passando pela medula e axonios enfim dando vida aos ateniados, e atoda a população carente de minerais, mas digo toda.

    ResponderExcluir
  31. o que faz este abastecimento ao asteniado, enfim todos os problemas, inclusive a quem não dorme mais. -----------o cloreto de magnezio em cápsula de 500 mg duas vezes uma antes do cafe, fazendo carreata deos alimento e apos cafe da tarde é barato, é dado, este cloreto tiraram do sal, nada tem no sal DIZ ASSIM NA BIBLIA, o sal sem suas propriedades para nada serve a nao ser para criar doenças e morte precoce. eu sei do que falo pasei 5 anos morta e desenganada por medicos bem conceituados

    ResponderExcluir
  32. Quais sao os processos que realiza a remocao dessa acetilcolina

    ResponderExcluir