Aproveitando a última postagem sobre o mal de Parkinson...
Estudos realizados na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, apontam para uma nova possibilidade de cura para a doença, a partir da estimulação elétrica da medula espinhal. Em suas pesquisas, os estudiosos, dentre os quais o neurocientista Miguel Nicolelis, brasileiro, fundador do IINN - Instituto Internacional de Neurociência de Natal, mostraram que esta estimulação da medula por pequenas descargas elétricas produz a uma significativa restauração da locomoção em ratos e camundongos. O estudo rendeu ao grupo de pesquisadores a capa da revista Science em março desse ano (primeira vez que um brasileiro consegue tal feito!).
Para ver a matéria completa:
http://www.uff.br/sbqrio/novidades/Novidades2009/Parkinson.html
A descrição do artigo Spinal Cord Stimulation Restores Locomotion in Animal Models of Parkinson's Disease na revista Science pode ser visitado em:
http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/323/5921/1578
Créditos: Rodolfo do Couto Maia, Nova esperança de tratamento para o mal de Parkinson, Novidades na Ciência – SBQ Rio, 26 abril 2009. Disponível em: <http://www.uff.br/sbqrio>.
Publicado por: Carolina da Silveira Alves e Cecília Ramos Fideles
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Pessoal!
ResponderExcluirFico muito feliz que vocês tenham se interessado pela matéria que escrevi para o site da SBQ-Rio!O blog de vocês está muito legal, parabéns pela iniciativa!
Caso queiram manter contato meu mail é rodolfomaia10@yahoo.com.br
Um abraço,
Rodolfo Maia.