quinta-feira, 2 de julho de 2009

Miastenia grave




Miastenia , do grego, significa fraqueza muscular (Que na realidade é um de seus sintomas) é uma doença neuromuscular auto-imune. O sintoma mais comuns é a fadiga muscular crescente com o tempo, que melhora após o repouso. Os músculos que mais comumente são afetados são: os que controlam o movimento da pálpebra e os da expressão facial. Em casos graves pode causar a morte por interrupção da respiração ao parar o movimento do diafragma.

Em uma contração muscular normal a ativação de receptores de acetilcolina induzem um influxo de íons sódio que causam uma despolarização da célula muscular. Com isso há liberação de íons cálcio armazenados no retículo sarcoplasmático e a partir dai há a contração muscular. Indivíduos com predisposição genética ou com algum tipo de mutação relacionada a produção de anticorpos que são direcionados contra receptores de acetilcolina na placa motora terão Miastenia Grave, pois eles gerarão uma degradação destes receptores e conseqüentemente uma não comunicação.


           Tratamentos:

Medicamentos anticolinesterase:

degradam a enzima colinesterase, que degrada a acetilcolina.  Assim a acetilcolina tem um tempo maior de atuação.

Timectomia:

Cirurgia de remoção do timo, pois estudos mostram que ele, sendo uma massa de tecido linfóide, esta relacionada a produção de anticorpos.

Utilização de imunossupressores:

Causa a diminuição da produção de anticorpos.


Referência Bibliográfica:

http://www.ninds.nih.gov/disorders/myasthenia_gravis/myasthenia_gravis.htm

www.myasthenia.org

en.wikipedia.org/wiki/Myasthenia_gravis


Postado por:

Thiago Henrique de Moraes Modesto

Rachel Maria de Souza Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário