Miastenia , do grego, significa fraqueza muscular (Que na realidade é um de seus sintomas) é uma doença neuromuscular auto-imune. O sintoma mais comuns é a fadiga muscular crescente com o tempo, que melhora após o repouso. Os músculos que mais comumente são afetados são: os que controlam o movimento da pálpebra e os da expressão facial. Em casos graves pode causar a morte por interrupção da respiração ao parar o movimento do diafragma.
Em uma contração muscular normal a ativação de receptores de acetilcolina induzem um influxo de íons sódio que causam uma despolarização da célula muscular. Com isso há liberação de íons cálcio armazenados no retículo sarcoplasmático e a partir dai há a contração muscular. Indivíduos com predisposição genética ou com algum tipo de mutação relacionada a produção de anticorpos que são direcionados contra receptores de acetilcolina na placa motora terão Miastenia Grave, pois eles gerarão uma degradação destes receptores e conseqüentemente uma não comunicação.
Tratamentos:
Medicamentos anticolinesterase:
degradam a enzima colinesterase, que degrada a acetilcolina. Assim a acetilcolina tem um tempo maior de atuação.
Timectomia:
Cirurgia de remoção do timo, pois estudos mostram que ele, sendo uma massa de tecido linfóide, esta relacionada a produção de anticorpos.
Utilização de imunossupressores:
Causa a diminuição da produção de anticorpos.
Referência Bibliográfica:
http://www.ninds.nih.gov/disorders/myasthenia_gravis/myasthenia_gravis.htm
www.myasthenia.org
en.wikipedia.org/wiki/Myasthenia_gravis
Postado por:
Thiago Henrique de Moraes Modesto
e Rachel Maria de Souza Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário