![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiSvlaw1UbqS_iM9z3s9lE9oix0kBX5ZIBHlS3hdPg3g7dSfIsQ4f4Rdkw2_YsopWDzXPExkWVjvbyNlS2xULdXCRtidTUS7pWr0RagM7JQnG0iCOTygxboBDIyQCwCahecjihj1l_ohQ/s400/dfdfdfdfdfdf.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHaLW_n2eFD-Veg6Dbk0V6INrq5Ez47JRU1wR8z8cIe-h8Q3sdGGWJ8EIArLWSXAYOZuzB5PrwZMs4vxP9WwlgDVN0U2wTVhjMX2x_lz3G82HNivofpl91pWil-7Ace3UhElWHfljSiiU/s400/cafeina_titulo.gif)
Nome: café, chá, refrigerantes
Origem: grão de café, folhas de chá, castanha
Quantidade média ingerida: 1-2 xícaras, 300 ml
Forma ingestão: oral
Efeitos a curto prazo (quantidade média): agitação, irritabilidade, insônia, perturbações estomacais
Duração: 2-4 horas
Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): agitação, insônia, enjôo
Risco de dependência psicológica: alto
Risco de dependência física: alto
Tolerância: não
Efeitos a curto prazo (grandes quantidades): agitação, insônia, enjôo
Risco de dependência psicológica: alto
Risco de dependência física: alto
Tolerância: não
Efeitos a longo prazo: agitação, irritabilidade, insônia, perturbações estomacais
Utilização médica: na supersedação e dor de cabeça
Como muitos de nós sabemos, a cafeína é uma das drogas estimulantes mais consumida em todo o mundo. Encontra-se em alimentos à base de café, chocolates, bebidas a base de cola e em outros remédios como analgésicos. Seus efeitos estimulantes aumentam a atençao mental, a concentraçao, o humor e diminuem a fadiga. A cafeína atua sobre o sono por atuar na recepção de adenosina (já explicado no mecanismo de ação da caféina em posts anteriores). O café foi utilizado por muitos governos como forma de estimulante para os trabalhadores e para nós brasileiros tem uma importância ainda maior por ter sido o produto mais importante da economia brasileira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGwxZGQ1pHF9S-gCtpxo9CYE5aUxcrS5J4TsXP13pW5bhulzSJuBmpePBTJp0Q3r0boVqt7FdNkSxBOKyvLf0PDXvUIQ3QfuHVXaEZYmfLPM3-Vg2raWMGwHZYdlkZ_xQTFuZYkX3QfPg/s400/cafe_brasil_itunes.jpg)
Postado por Rachel Maria de Souza Soares
Só mais uma coisa, vale a pena checar esses artigos no site da Scientific American pois ele apresenta algumas novidasdes do uso da cafeína de modo terapeutico e as doenças que podem ser evitadas como Mal de Parkison (doença já citada nesse blog), cancer de Bexiga e entre outros.
cafeina: a droga preferida do Prof MHL !
ResponderExcluir